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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dulia ou Latria? (Veneração ou adoração?)

Dulia ou Latria?


Autor: Hiago Rebello.
Fonte: http://www.saoluisdafranca.blogspot.com/

Debatendo com protestantes por três anos seguidos, aprendendo e crescendo meus métodos de debate e minhas informações só vieram a crescer com o passar destes anos. Todavia, quando o assunto de veneração e adoração entra e cena, os argumentos protestantes caem em um precipício de embromação e ignorância absoluta.




Já tratei aqui em um artigo anterior, sobre a questão da idolatria, com certa simplicidade, provei que esta calúnia é totalmente sem comprovantes ou totalmente infundada: http://saoluisdafranca.blogspot.com/2010/07/oque-e-idolatria.html mas mesmo assim como papagaios ao redor de uma pessoa, a lorota ainda continuará se alastrando como uma infecção letal! E ai acontece a mais deprimente e decepcionante tentativa, louca e obstinada de provar que toda aquela embromação ouvida de seus pastores por todas as suas vidas está totalmente correta: "Católicos adoram imagens e santos". Uma coisa é falar que o uso de imagens não é lícito segundo as sagradas escrituras, e que a intercessão dos mortos não existe segundo a santa Bíblia, mas outra é ter a cara de pau de difamar mais de um bilhão de pessoas no mundo todo, acusando elas de idolatria e de sincretismo religioso, utilizando para tais afirmações anacronismos históricos, e bestiais acusações sem fundamentos, sejam eles históricos ou bíblicos.

Eles têm a capacidade de utilizar um dicionário da língua portuguesa para decifrar traduções de contextos históricos com até de 2.000 anos de idade! Isto é o cúmulo da arrogância e da estupidez! Como podem usar um dicionário de português do século XXI para diferenciar uma palavra utilizada na Grécia há mais de 1.000 anos?!

Mas eu apenas estou expondo o problema...

Agora vou apresentar oque realmente a falta de inteligência (em seus argumentos) pode fazer:

No seguinte enredo a mensagem de vermelho será a argumentação católica, e a azul, a argumentação protestante:



A Igreja Católica não pode apoiar a idolatria de imagens ou de santos, pois nós não adoramos os santos e as imagens, mas sim veneramos ambos, a adoração está reservada apenas a Deus, nosso criador e Redentor.

Adoração é sinônimo de veneração, pelo fato do dicionário de português apresentar estas palavras como sinônimas. http://www.dicionarioweb.com.br/venerar.html



Como isso é possível???

Utilizar um dicionário com mais de um milênio de diferença da tradução grega original para definir duas palavras? Será que a Igreja não usou a palavra "venerar" para diferenciar de adorar, porque estas palavras eram diferentes umas das outras?

Peguemos dados da historiografia:

No século VIII, se iniciou na Igreja Católica um movimento herético que se chamava iconoclasmo, que além de não aceitar a presença de imagens as quebravam (isto lembra alguns episódios da reforma protestante, ocorridos no Sacro Império e na Suiça). Esta heresia se abateu no Império Bizantino (o que contribuiu muito para o cisma de celulario, em 1054), gerando revoltas em todo Império, quando os iconoclastas entravam em uma igreja e quebravam todas as imagens, os fiéis se revoltavam e eram mortos por ordem do imperador (que também era iconoclasta).

Para acabar com esta questão doutrinária, e também para acabar com as perseguições e os massacres cometidos contra os católicos verdadeiramente fiéis, o Papa Adriano I (772-795) convocou o II Concílio Ecumênico de Nicéia, que se realizou de 24/09 a 23/10/787.

Dados do Concílio:



"Na trilha da doutrina divinamente inspirada dos nossos santos Padres, e da Tradição da Igreja Católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos com toda a certeza e acerto que as veneráveis e santas imagens, bem como a representação da cruz preciosa e vivificante, sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre os utensílios e as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, quanto a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1161).



Para quem não entende de Geografia, Nicéia fica na Grécia, logo o concílio foi todo escrito em grego, na verdade conceguimos notar esta distinção até hoje:



No dicionário Grego, a palavra Σεβασμός (Dulia), significa respeito, ou seja, veneração, coisa que temos e muito por nossos santos e anjos. A palavra λατρεία (latria) significa adoração. Basta verificar isto no google tradutor. http://translate.google.com.br/#elpt%CE%A3%CE%B5%CE%B2%CE%B1%CF%83%CE%BC%CF%8C%CF%82%0D%0A%0D%0A%CE%BB%CE%B1%CF%84%CF%81%CE%B5%CE%AF%CE%B1
Mas peguemos o que a própria Igreja ensina sobre a intercessão dos Santos e a imagens, não oque alguém que não é católico diz que a Igreja ensina:

§956. A intercessão do santos. “Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (Lumen Gentium 49).
Peguemos mais uma citação do catecismo:
§2129 - 2132"O mandamento divino incluía a proibição de toda representação de Deus por mão do homem. O Deuteronômio explica: "Uma vez que nenhuma forma vistes no dia em que Senhor vos falou no Horeb, do meio do fogo, não vos pervertais, fazendo para vós uma imagem esculpida em forma d ídolo..." (Dt 4,15-16). Eis aí o Deus absolutamente transcendente que se revelou a Israel. "Ele é tudo", mas, ao mesmo tempo, ele está "acima de todas as suas obras" (Eclo 43,27-28). Ele é "a própria fonte de toda beleza criada" (Sb 1 3,3).
No entanto, desde o Antigo Testamento, Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens que conduziriam simbólica mente à salvação por meio do Verbo encarnado, como são serpente de bronze, a Arca da Aliança e os querubins.
Foi fundamentando-se no mistério do Verbo encarnado que (sétimo Concílio ecumênico, em Nicéia (em 787), justificou, contra os iconoclastas, o culto dos ícones: os de Cristo, mas também os da Mãe de Deus, dos anjos e de todos os santos. Ao se encarnar, o Filho de Deus inaugurou uma nova "economia" das imagens.
O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. De fato, "a hora prestada a uma imagem se dirige ao modelo Original, e "quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada. A honra prestada às santas imagens é uma "veneração respeitosa", e não uma adoração, que só compete a Deus:
O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem."


Alguma forma de adoração? Os santos e imagens fazem milagres? Não! Até onde eu sei, para alguma coisa ser adorada, ela tem que ser algum tipo de deus para o adorador, mas eu sei que deuses fazem milagres, não intercedem para com um Deus maior. Dizer que para os católicos os santos são deuses, no mínimo é falta de inteligência, ou de pensamento racional e lógico.
Se estiverem com mais dúvidas, basta ler o catecismo da Igreja católica do parágrafo 1159 - 1162.
Usando a Bíblia como base, ela mesma distingue adoração de veneração:
Se beijar, e se ajoelhar uma imagem que representa um Santo, anjos, ou Jesus Cristo é idolatria, o que impede de não ser o mesmo com um Rei?

"Pela terceira vez, mandou o rei [Ocozias da Samaria] um chefe com os seus cinqüenta homens, o qual, chegando aonde estava Elias, pôs-se de joelhos e suplicou-lhe, dizendo: Peço-te, ó homem de Deus, que a minha vida tenha algum valor aos teus olhos e a destes cinqüenta homens teus servos " (2Rs 1,13).


"Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra" (Gn 18,2).



Abraão se se prostrou para três anjos de Deus, se o fato de se ajoelhar é sinônimo de idolatria, então Abraão era idólatra para com os anjos? Ou ele estava cometendo um ato de veneração, em respeito e admiração aos anjos?

Quando, nós, católicos, nos ajoelhamos a uma imagem de Maria, para pedir uma intercessão a ela, nós não estamos nos ajoelhando para adorá-la, mas sim para que ela se ajoelhe junto a nós para rezar junto com nossa pessoa para interceder a Deus! Isto não é idolatria! Apenas o fato de se ajoelhar ou beijar uma imagem não é um ato de idolatria, mas sim de respeito! Nunca que um católico descente vai adorar Maria! Nunca! Pois, Maria sem Deus, não é nada! Ela não faz nem um milagre sem Deus, pois, no final das contas é Deus que faz os milagres, e não ela, ela só intercede!

Os protestantes simplesmente não sabem o que é adoração para falarem tanta bobagem! Adoração é um ato de sacrifício, podemos ver isso até na Bíblia:

"Habitando os israelitas em Setim, entregaram-se à libertinagem com as filhas de Moab. Estas convidaram o povo aos sacrifícios de seus deuses, e o povo comeu e prostrou-se diante dos seus deuses" (Nm 25,1-2).

"Em vão Acaz tinha despojado o templo do Senhor, o palácio real e os príncipes para fazer presentes ao rei da Assíria. Tudo isso de nada lhe valeu. Embora estivesse angustiado, o rei Acaz continuou seus crimes contra o Senhor. Oferecia sacrifícios aos deuses de Damasco, que o tinham derrotado: São, dizia ele, os deuses dos reis da Síria que lhes vêm em auxílio; oferecer-lhes-ei, portanto, sacrifícios para que me ajudem igualmente. Mas foram a causa de sua queda e de todo o Israel" (2Cr 28,21-23).

No segundo livro dos Reis encontramos o conceito completo de idolatria por meio de sua condenação:

"O Senhor tinha feito com eles uma aliança e lhes tinha dado a seguinte ordem: Não adorareis outros deuses, nem vos prostrareis diante deles; não lhes prestareis culto, e não lhes oferecereis sacrifícios" (2Rs 17,35).

 Protestantes, vocês acham mesmo que os pagãos adoravam os seus ídolos só porque se ajoelhavam perante eles? Isto é um absurdo! Eles não fazem isto apenas! Se isso fosse adoração, nós adoraríamos os nossos pais e em alguns países as pessoas adorariam os seus Reis e Imperadores até hoje.

Os pagãos não se ajoelhavam aos ídolos porque eles eram um testemunho de fé heróica e de compromisso com Deus, mas sim, porque eles acreditavam que as imagens pagãns faziam milagres!

Até mesmo os judeus sabiam que para adorarem a Deus se precisaria de sacrifícios, pois assim Deus manda no antigo testamento.

"Mas temei ao Senhor que vos tirou do Egito com o poder de seu braço. A ele temereis, diante dele vos prostrareis e a ele oferecereis os vossos sacrifícios" (2Rs 17,36).



Algum dia vocês protestantes já viram algum católico oferecendo sacrifícios aos santos e anjos? Ou pior as imagens? Nunca! Vocês só vêem uma demonstração de respeito e amor que temos com os Santos e anjos, nós não fazemos imagens para adorá-los, mas sim para homenageá-los, por terem sido (e são) uma seta para outros cristãos no mundo.


Mas depois de provar, com todas as palavras, que o catolicismo, nunca pregou, não prega, e nunca pregará a idolatria, e que os protestantes não têm uma exegese e hermenêutica descentes, voltemos ao caso do dicionário:


Meu caro Protestante, a Bíblia é sagrada? Evidente, não?

Então vocês também a adoram! Segundo o dicionário da língua portuguesa, se procurar a palavra "Sagrado (a)" um dos significados dela é adorar algo! Ora, se venerar é sinônimo de adorar, logo os católicos adoram os santos e as imagens, e se algo é sagrado, e que significa que se presta culto de adoração a ela, então vocês tabém são idólatras!
Sagrado:
"Conferir um caráter sagrado por meio de cerimônias religiosas: sagrar um imperador.
Consagrar, dedicar ao serviço de Deus; benzer: a igreja foi sagrada no mesmo dia.
Venerar, respeitar como coisa sagrada, consagrar: a posteridade sagrou seu nome".
http://www.dicionarioweb.com.br/Sagrado.html

Aqui as pernas se quebram... Devido à enorme estupidez de pessoas que utilizam desses argumentos, eu recuso-me em continuar esta explicação... devido ao estapafúrdio nível de pura ignorância Bíblia e histórica, pessoas que dizem estas asneiras, não deveriam chegar a três metros de uma Bíblia! Se fazem esta tamanha deturpação com alguns gestos e palavras, imaginem o que farão com o resto das Sagradas Escrituras!


“Nelas [Sagradas Escrituras] há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras” (2 Pe 3, 16).



Leiam também o artigo de D. Estevão Bettencourt: A Controvérsia das Imagens.






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Sagração de S. Luís IX, na Catedral de Reims.

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