Powered By Blogger

Pesquisas Neste Blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que significa Único Mediador?


O que significa único Mediador?

Autor: Hiago Rebello.



Muitos protestantes têm a afirmação de que nós católicos Apostólicos Romanos, pedimos erroneamente a Intercessão dos mortos (Santos), eles atacam principalmente com essa afirmação na Bíblia, quando São Paulo escrevendo a sua primeira carta para Timóteo “Há só um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, Homem” (ITm 2,5).

Primeiro, A Igreja Católica dês dos tempos dos apóstolos sempre acreditou na Intercessão dos mortos (Santos), e nunca desprezou ou negou a afirmação de São Paulo em sua carta a Timóteo, muito pelo contrario, nos livros dos Santos, Papas e dos Santos Doutores da Igreja Católica você pode encontrar eles fazendo a afirmação de que Jesus Cristo é o único e verdadeiro medianeiro entre Deus e os homens.

Segundo, Os protestantes criticam sem saber do que estão criticando! Fora a Intercessão dos Santos, tem muitas coisas que os protestantes criticam e atacam sem saber o que realmente é o purgatório, as Indulgências, as Imagens Sagradas, a Infalibilidade do Santo Papa, a Hierarquia da Igreja, a sucessão apostólica, e vários outros dogmas e doutrinas da Igreja, como a que diz que a Virgem Maria é a mãe de Deus.

Terceiro, Como eu já disse, os protestantes criticam sem saber do que estão criticando, pois a intercessão dos Santos, não acontece sem Jesus Cristo, isso é, os Santos Intercedem com Jesus, eles não intercedem diretamente com Deus mas sim primeiro com Jesus Cristo o Nosso Senhor e o nosso Salvador, sendo assim a Intercessão primordial e principal fica com Jesus Cristo e a Intercessão dos nossos Santos é secundária e ela não é obrigatória, se você quiser pedir diretamente a Jesus Cristo e não Pedir pela Intercessão da Virgem Maria, você pode e deve se você quiser. A prova bíblica disso esta em São João 15,16 “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzas fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí afim de que tudo quanto pedires ao Pai em meu nome, ele vos conceda.” Diz que tudo que pedires ao Pai no nome de Jesus Cristo o Pai concede, vendo isso, podemos concluir que a Intercessão secundária dos mortos, é valida no ponto de vista bíblico, pois nós católicos pedimos tudo em nome de Jesus Cristo, isso mostra que, a Intercessão dos Mortos (Santos) não entra em contradição com a carta de São Paulo, pois a única mediação entre os homens e Deus é a de Jesus Cristo, a mediação dos Santos é uma mediação com Jesus Cristo.
Portanto a Intercessão dos Santos não é paralela há de Cristo, ela é através de Cristo, como diria São Bernardo “ela é a água que passa pelo aqueduto que é Cristo”, assim sendo, pedindo Intercessão para Maria ou S. José, ou qualquer um dos outros 27.000 Santos que a Igreja já canonizou nesses 2.000 anos, você pede automaticamente para Jesus Cristo, porque toda a oração feita há um santo tem que ser por obrigação cristocêntrica.

Entretanto, os protestantes esquecem de ler na Bíblia o que S. Paulo diz: “Recomenda que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças por todos os homens...” (ITm 2, 1) vendo isso seria muita ignorância no ponto de vista Bíblico falar que a Intercessão dos mortos anula ou rejeita a única mediação de Cristo, pois S. Paulo diz que nós devemos fazer intercessão uns pelos outros aqui na Terra e sobre isto os protestantes não tem nada a se opor, mesmo Paulo dizendo que “Há um só mediador entre Deus e os homens ...”. Vendo esta contradição perguntamos aos protestantes:
Se a Intercessão dos mortos não existe, pois se assim existisse anularia a única mediação de Cristo, como então Paulo diz que nós podemos interceder uns pelos outros aqui na Terra (ITm 2, 1-5) ? Isso também não alunaria a única mediação de Cristo?
É lógico que não pois a Intercessão dos vivos é assim como a dos mortos através de Cristo, então não há nem uma barreira para a Intercessão dos mortos.

Alguns protestantes, porém, dizem que esta mediação (descrita em João 15,16) só é valida para os vivos, pois na hora Jesus Cristo estava falando com vivos e não com falecidos, bom isso é facilmente respondido em Hebreus 12, 1, São Paulo escrevendo aos Hebreus (Judeus convertidos ao cristianismo) diz depois de comentar sobre os Justos e profetas do Antigo Testamento (já mortos há séculos e alguns há milênios), que uma nuvem de testemunhas, logicamente já falecidas, está ao nosso redor (os Justos do antigo testamento). “Portanto também nós, COM TAL NUVEM DE TESTEMUNHAS AO NOSSO REDOR, rejeitando todo o fardo e o pecado que nos envolve, corramos com perseverança para o certame que nos é proposto” (Hb 12,1). Sendo assim Jesus diz que “tudo quanto pedires ao Pai em meu nome, ele vos conceda” e São Paulo que era assistido e inspirado pelo Espírito Santo diz que uma densa nuvem de testemunhas justas já mortas está ao nosso redor (que da sim uma idéia bem clara e notória de Intercessão por parte dessas testemunhas), fica claro que Jesus disse aos fariseus também acontece com os Santos já falecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coroação se S. Luís.

Coroação se S. Luís.

Sagração de S. Luís IX, na Catedral de Reims.

Sagração de S. Luís IX, na Catedral de Reims.